Curiosidades Sobre Alguns Passatempos Incríveis Para Começar Hoje

Passatempos Incríveis

Uma dose diária de descoberta

Pesquisas sugerem que experimentar a novidade é um fator importante na saúde e na felicidade. Oportunidades de novidade existem virtualmente em toda parte, mas para descobrir e aproveitar ao máximo, precisamos desenvolver nosso “músculo da curiosidade” através de um uso mais regular e intenso. Aqui estão algumas maneiras fáceis de começar a expandir sua própria capacidade de curiosidade:

 

Ao acordar:  olhe com “olhos novos”. Escolha para ver algumas coisas em sua casa, parceiro ou família que você pode ter esquecido antes.

Ao falar:  esforce-se para permanecer aberto ao que quer que apareça – sem assumir, categorizar, julgar ou reagir. Faça mais perguntas e ouça com atenção.

Ao dirigir: em  vez de zonear diariamente, faça questão de antecipar ativamente o que os motoristas ao seu redor provavelmente farão em seguida. Fique ciente do que está à frente e no horizonte.

Ao trabalhar:  procure oportunidades para se desafiar e se aplicar de maneiras que despertem seu interesse e produzam ótimos resultados. Faça perguntas como: o que é interessante aqui? Como posso tornar isso mais divertido?

Quando se exercitar:  Em vez de passar pelos movimentos, preste atenção nas complexidades e sensações de seu próprio movimento e em quaisquer visões, sons e cheiros que estejam dentro do alcance.

Comece dedicando cinco minutos por dia à sua prática de curiosidade. Depois de uma semana, adicione um pouco mais de tempo ao seu treinamento – enquanto cozinha, come, limpa, toma banho, paga contas, senta na varanda e assim por diante. (Para mais maneiras de incorporar a curiosidade em seu dia, veja “ Despertar seu Sherlock Interior ” abaixo).

 

Desperte seu Sherlock Interior

Nossa curiosidade inata pode facilmente tornar-se entorpecida pelo tédio e pela familiaridade da rotina diária. Despertar começa com a mudança de como prestamos atenção – mesmo em situações que já experimentamos milhares de vezes antes. Aqui estão algumas dicas para mudar nossa atenção e aumentar a curiosidade.

 

Jogue 20 perguntas.

Quantas vezes você esteve em um coquetel em que ninguém lhe faz uma única pergunta sobre você? Faça disso um objetivo para descobrir algo novo sobre as pessoas que você conhece. Organize uma festa e certifique-se de perguntar a cada participante algumas perguntas sobre si (aquelas para as quais você não sabe a resposta). Ou chame amigos ou colegas e faça 20 perguntas sobre suas vidas, interesses, famílias ou empregos.

 

Pratique a mente do principiante.

Passe um dia olhando ativamente para a sua vida através dos olhos de alguém que nunca viu antes. Por exemplo, vá até a agência de turismo em sua cidade, reúna os mapas e as listas de atrações que eles dão aos recém-chegados e faça um tour. Ou encontre um mapa e procure uma rua que você nunca viu antes. Então vá visitar a rua com uma câmera na mão e fotografe algo que você acha bonito.

 

Explore suas paixões.

Seja curioso sobre você. Quais são seus valores e motivações? O que motiva você? Existem atividades que fazem você se sentir totalmente envolvido na vida que você não revisitou desde que era mais jovem? O que eles são? Faça um deles. (Para saber mais sobre como descobrir seus valores e paixões, consulte “ Abraçar uma visão arrojada ” dos arquivos de janeiro de 2008.)

 

Fazer novos amigos.

Conhecer novas pessoas pode nos ajudar a descobrir aspectos anteriormente não reconhecidos de nós mesmos e de nossos entes queridos. Em seu livro  Curioso? Descubra o ingrediente em falta para uma vida satisfatória  (HarperCollins, 2009), Todd Kashdan, PhD, relata uma experiência que teve ao assistir sua esposa interagir com novos amigos. Ela contou-lhes histórias que ele nunca tinha ouvido e, como resultado, ele foi capaz de ver uma parte dela que ele não tinha visto antes.

 

Tente algo duvidoso.

Você não gosta de brócolis (mesmo que você não tenha experimentado desde que tinha 11 anos)? Tente de novo – desta vez com uma mente limpa de expectativas. Você não precisa ir ao experimento esperando gostar de brócolis no final; seu objetivo deve ser simplesmente descobrir três coisas interessantes e novas sobre o consumo de brócolis. (“Foi mais crocante do que eu esperava” ou “Quando é assado, é mais doce do que quando é cru.”) Repita este experimento com qualquer item em sua lista “não é para mim”.

 

Catalisar novos pensamentos.

Revigorar seu cérebro, indo em busca de novas idéias e perspectivas. Assista a uma palestra online. Pegue uma revista sobre um tópico sobre o qual você não lê regularmente. Escolha um livro de

uma seção na biblioteca que você normalmente não visita. Ouça uma estação de rádio diferente. Leia uma biografia de alguém com quem você não está familiarizado. Inscreva-se em alguns feeds RSS interessantes ou confira descobertas recentes de outras pessoas via Twitter, Facebook e outras mídias sociais.

 

Torne-se um melhor ouvinte.

Sonja Lyubomirsky, PhD, professora de psicologia na Universidade da Califórnia, em Riverside, e autora de  How do Happiness  (Penguin Press HC, 2007), sugere que na próxima vez que conversar com alguém, tenha como objetivo aprender tanto sobre isso. pessoa e suas perspectivas, como você pode. Em vez de trocar gracejos e reações, dê à pessoa com quem você está falando espaço e tempo para realmente concretizar suas idéias. Em seguida, peça-lhe que fale mais com breves perguntas de acompanhamento, como “E então o que aconteceu?” Ou “Por que você achou isso?” Considere cada conversa uma oportunidade para descobrir algo realmente interessante e instigante.

 

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